LR1
O que você
busca?
BUSCAR
Nossa Cidade
postado em 27/03/2011 às 10h03min

PM faz mapeamento do crime em Araçatuba

Comando da PM não divulgou os locais e horários de maior incidência de crimes na cidade
Da Redação, Eduardo Fonseca - Araçatuba
Tamanho da
Letra
Diminuir Letra Aumentar Letra
Leonardo Moreno
Capitão da PM dá dicas de segurança para a população

Com o objetivo de combater a criminalidade em Araçatuba e em toda a região do Comando de Policiamento do Interior 10 (CPI-10), a Polícia Militar iniciou mapeamento das regiões com maior incidência de crimes no município. O levantamento visa deslocar maior número de policiais a determinados bairros da cidade nos horários onde são registrados maior número de crimes.

Por motivos de segurança, o comando da PM não divulgou os locais e horários de maior incidência de crimes na cidade, mas garante que já tem atingido resultados positivos. A cada mês, o CPI-10 tem como meta reduzir em 5% os números do crime em Araçatuba. A informação é do capitão e coordenador operacional do 2º Batalhão de Polícia Militar, Eurico Alves Costa Junior. Segundo ele, em março deste ano foram registrados, até sexta-feira (25), seis roubos a residências. No mesmo período em 2010, a PM registrou 10 ocorrências deste tipo. “Nesta semana tivemos alguns casos de assalto a residência com refém, são números preocupantes, mas são índices mais baixos que no ano passado”, afirmou.
A pedido da reportagem de O Liberal Regional, a PM fez levantamento dos números de roubo a residências na cidade de Araçatuba neste ano. Em janeiro, foram registradas 4 ocorrências deste tipo. No mês seguinte, foram 11. No ano passado, em janeiro, foram 7 roubos a residências e 8 em fevereiro. Mesmo que o atual mês de março não tenha se encerrado, só neste ano foram 4 registros a menos de roubo a residências em Araçatuba que no ano passado.

“No caso das ocorrências de roubo ocorridas nesta semana, apesar do susto das famílias, a PM conseguiu recuperar quase todos os objetos levados, incluindo os veículos. Infelizmente ninguém foi preso, mas nós estamos trabalhando para identificar junto à Polícia Civil os autores”, completou.

Quanto ao mapeamento, o capitão afirmou que é feito desde 2008, mas neste ano chegou a resultados satisfatórios com a redução no índice de criminalidade. Segundo ele, com o aumento da população, é evidente que a criminalidade aumente nas devidas proporções. “É como carro. Hoje muita gente pode comprar carro, acarretando no aumento da frota. Consequentemente, vai aumentar o número de acidentes. E no caso da compra de motocicletas, além do número de acidentes, estes veículos podem ser utilizados no crime, uma vez que com moto é mais fácil a fuga. E o trabalho da PM é justamente esse, coibir a ação dos bandidos”, acrescentou.

Para o capitão, o maior vilão da criminalidade é o tráfico de drogas e para acabar com esse problema, a PM conta com a ajuda da população, identificando áreas de tráfico.
No mês passado, as maiores ocorrências registradas pela PM em Araçatuba foram os furtos a residências, furtos a veículos, furtos no comércio e roubo a transeuntes, respectivamente. Só neste mês, foram 42 ocorrências diversas de roubo. “A PM orienta as vítimas a não reagirem e nem afrontarem os bandidos. Outra dica é sempre prestar atenção na fisionomia dos ladrões, porque assim, podemos identificá-los com mais facilidade. E quem puder, que invista em segurança, principalmente no comércio. A PM tem como função proteger os cidadãos, mas quem puder manter uma casa mais segura, com certeza vai dificultar a ação dos bandidos”, finalizou.

Espalhe essa notícia
|
0 Comentários Comentários
Comentar Comentar
LR1 Siga-nos no Siga-nos no Twitter Faça Parte da Comunidade Lr 1 no Faça Parte da Comunidade Lr 1 no Orkut SRC na WEB   |   Anuncie no Lr 1   |   Fale com o Lr 1   |   Privacidade   |   Faça do Lr 1 a sua página inicial WTC Brasil Todos os direitos reservados - 2010 Jornal O Liberal Regional